A
educação é um processo gradual de aprender a discernir o que pode
ajudar-nos a construir uma vida que valha a pena, entre tantas opções
possíveis, que nos instrumentalize para ser mais livres, mais
autônomos, mais realizados.
A
educação nos ajuda a aprender a selecionar, avaliar e
contextualizar o que é mais significativo, importante entre tantas
informações que nos inundam sem parar, entre tantos sentimentos que
despertam, entre tantos valores contraditórios. Aprender a
desaprender, a deixar de lado o que já não nos serve mais, o
passado que nos oprime, tolhe,a gerenciar melhor nossas escolhas
pessoais, afetivas, profissionais cada vez mais coerentes,
autênticas, desafiadoras e realizadoras.
A
educação é um processo complexo, tenso, contraditório e
permanente de tornar nossa vida mais rica, impactante e equilibrada
entre conhecer, sentir, comunicar-nos e agir, ampliando nossa
percepção de múltiplas camadas da realidade, nossa capacidade de
acolher e amar, de enfrentar situações mais complexas, mais
desafios e projetos.
O
maior desafio que temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada
vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas, andando na
contramão de muitas visões materialistas, egoístas, deslumbradas
com as aparências. De pouco adianta saber muito, se não praticamos
o que conhecemos.
A
educação tem também uma dimensão claramente social, de aprender
com a experiência dos outros, de inter-aprendizagens, de saber
conviver melhor com as múltiplas diferenças de idades, ideologias,
culturas, valores. Mas na educação é importante também a dimensão
pessoal, de apoio ao desabrochamento das potencialidades de cada um,
de oferecer condições para que cada pessoa tenha meios para
progredir, para realizar-se, para viver uma vida digna a partir de
alguns valores sociais.
A
educação é válida quando consegue que mais pessoas se sintam
motivadas intimamente a desejar ampliar seu conhecimento, sua
sensibilidade, seus canais de comunicação, suas atitudes, práticas
e valores em cada etapa das suas vidas.
Aprendemos
pouco, quando só focamos uma das dimensões, como a profissional,
quando só pensamos em ganhar dinheiro, ter muitos bens, ter mais
poder. Aprendemos pouco quando nos acomodamos na rotina, na
previsibilidade, em esquemas prontos e não acreditamos que possamos
evoluir mais. Aprendemos pouco quando nos mostramos de um jeito
diferente ao que percebemos, sentimos e acreditamos. Aprendemos pouco
quando desistimos de perseverar no processo de crescer mais, de
compreender melhor, de aceitar-nos plenamente, de tentar as mudanças
possíveis em cada momento. Aprendemos pouco quando nos preocupamos
excessivamente pelo que os demais pensam, pelo julgamento social,
pelas aparências, por manter uma imagem que nos faz representar
papéis, que nos desfigura em relação ao que somos e a como nos
vemos.
A
educação é eficaz quando nos ajuda a enfrentar as crises, as
etapas de incerteza, de decepção, de fracasso em qualquer área e
nos ajuda a encontrar forças para avançar e achar novos caminhos de
realização.
A
educação é eficaz a longo prazo, quando ao olhar para trás,
conseguimos perceber que avançamos, que evoluímos passo a passo, no
meio de contradições, desvios e incertezas e que nos mantivemos
coerentes com nossos valores fundamentais pessoais, familiares,
profissionais e sociais.
A
educação é mais eficaz quando conseguimos fazer a ponte entre
nossas expectativas e contradições, construindo uma identidade
coerente, que integre o pessoal, o profissional e o social.
site acessado dia 27/05/2013
Parabéns Claudia, pela criação de sue Blog.
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